Select Page

Gestão e Sustentabilidade Ambiental

Para a Inapal Metal a sustentabilidade ambiental assume um papel muito importante. Esforçamo-nos diariamente por uma melhoria contínua no nosso desempenho ambiental, com o intuito de reduzir ao máximo o impacto no meio ambiente.

Esta atitude é assegurada através de uma estratégia de gestão sustentável e da adequada produção dos seus produtos de forma eficiente e responsável. O nosso bom desempenho ambiental é reconhecido através da certificação de acordo com a Norma ISO 14001, desde 2005.

Este compromisso voluntário, através da adoção de um conjunto de práticas sustentáveis permite-nos reduzir os riscos e custos associados às nossas atividades, cumprindo simultaneamente os requisitos legais aplicáveis.

A Europa definiu uma estratégia para atingir a neutralidade carbónica até 2050, estando igualmente estabelecidas a visão e trajetória para que Portugal atinja igualmente essa meta, com a finalidade de tornar nulo o balanço entre as emissões e as remoções de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa (GEE) da atmosfera. Neste contexto, a Inapal Metal também pretende contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera, através das atividades definidas internamente.

 

sustentabilidade ambiental

Para a IM, as prioridades incluem uma gestão eficiente de recursos como a energia e a água, uso eficiente de matéria-prima, minimização das emissões de poluentes, resíduos e águas residuais, assim como a preservação e promoção da biodiversidade. É objetivo fulcral da Inapal Metal a melhoria contínua do desempenho ambiental, para o qual contribui através do controlo e minimização dos aspetos ambientais, nomeadamente:

  • Cumprimento da legislação e regulamentos ambientais aplicáveis;
  • Redução contínua da utilização de recursos naturais e do volume de resíduos produzidos e aumento da valorização dos mesmos;
  • Avaliação dos impactes ambientais resultantes da nossa atividade, adotando as ações necessárias à sua prevenção e melhoria do comportamento ambiental;
  • Manutenção dos procedimentos e meios para lidar rápida e eficientemente com emergências ambientais;
  • Garantia de uma clara definição dos objetivos ambientais e das respetivas responsabilidades através da criação anual do Programa de Gestão Ambiental;
  • Consciencialização, de forma contínua, dos nossos colaboradores através de ações de informação/formação;
  • Influência aos nossos fornecedores com a finalidade de dar cumprimento aos requisitos ambientais.